sexta-feira, 27 de março de 2009

Hora do planeta - fail?



Bom, essa aí é a campanha a Hora do Planeta. Claro que fazendo isso ninguém vai salvar o planeta. A idéia é sensibilizar as pessoas, fazer com que percebam que juntos nós podemos salvar o planeta do aquecimento global, fazendo pequenos gestos e tudo mais.

Mas o problema, a meu ver, é o seguinte. Como disse a Ana, do Olhômetro, no final a maioria das pessoas não vai realmente se sensibilizar, pensar no problema como deveria ser pensado, nem tomar atitudes para uma resolução do problema.


Claro que já é uma boa coisa que a campanha atinja algumas pessoas, afinal essas pessoas vão realmente tentar fazer alguma coisas pra diminuir o problema do aquecimento global. Mesmo assim, eu tenho certeza que muitas pessoas (e isso me inclui) vão acabar esquecendo logo logo de tudo que aconteceu e voltar a não ligar pra esses problemas todos. E não é que vão esquecer porque são egoístas e mesquinhos, nem qualquer coisa do tipo. Mas naturalmente você acaba fazendo coisas sem pensar e quando vê já é tarde.


Eu, pelo menos, até me acostumar com alguma coisa, meio que preciso de um certo apoio. Algo que me lembre que eu preciso fazer tal coisa, que meio que me obrigue até eu me acostumar, o que me leva a acreditar que a campanha, no final, vai ser inútil.
Mas, mesmo assim, tomara que dê certo e que conscientize a maior parte das pessoas. Vamos todos então tentar ajudar com esse ato simbólico, mesmo que você, como eu, não acredite que vá surtir efeito.

Por: Fernando Garcia

8 comentários:

Luigi Facchinetti disse...

eu sou um que vai esquecer fácil... :S

Leka Marcondes disse...

Mas acreditar que não vai adiantar nada e simplesmente não promover a campanha, ou não participar, é um erro típico do homem moderno. Individualistas como somos, ficar uma hora no escuro e perder os scraps do orkut, a novela das índias ou o esquenta pra balada ao som de puntzpuntz soa absurdo, sendo que não deveria.
Além do mais, certa consciência ambiental já foi implantada na sociedade, se não as empresas não considerariam 'boa publicidade' falar que respeitam o meio ambiente.

Agora, falando que você precisa se acostumar sendo obrigado pelas circunstâncias, você dá justificativas para que governos autoritários se formem para manter a ordem, ou para que os EUA entrem na Amazônia obrigando os seringueiros a preservar tal patrimônio universal.

Já pensou por esse lado?

Fernando Garcia disse...

Realmente, nao tinha pensado por esse lado. Mas tb, nao sou igual a todo mundo, e talvez eu tenha me expressado de forma errada. Não é bem ser obrigado, é ser lembrado.
Quando tu faz algo errado, a pessoa pega e fala "olha....eskeceu tal coisa", mas nao obrigando realmente, e dai uma hra eu acabo acostumando, e eu mesmo lembrando e me policiando.

Eu acho que nao vai dar certo, mas mesmo assim vou participar com certeza. Não é pq eu acredito q pra maioria isso nao muda que eu nao faço.

Cuekjam disse...

Método errado, prefiro pular ;x.

http://www.worldjumpday.net/

Leka Marcondes disse...

Ah, entendi o que vc quis dizer. Seja lá como for, participando ou não, o lance rolou, a torre eiffel ficou no escuro, e se não valeu pela colaboração ambiental, valeu pelo conceito.
:]

Fernando Garcia disse...

com certeza! =D
fail ou nao, valeu!

Luigi Facchinetti disse...

eu não estava em casa... onde eu estava, as luzes não foram apagadas...
mas é claro, era um shopping...

Fernando Garcia disse...

eu tb nao estava, mas fiz a minha "hora do planeta" das 21:15 em diante... ahhaha

Seguidores

Pesquisar este blog

Aqui a gente mostra as tendências, dá opiniões sobre assuntos polêmicos e sobre aquele que ninguém ouviu falar, critica e tenta ser bem humorado ao mesmo tempo. Arte, design, tecnologia, música e bom humor.

Por Fernando Garcia e Lia C.